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Tipos de Estudos / Trabalhos

Para cada cliente e cada situação, a Eurosondagem selecciona e propõe o produto mais adequado para a finalidade pretendida.

Face às solicitações do mercado, a Eurosondagem tem trabalhado, essencialmente Estudos de Opinião e em Estudos de Mercado, segundo o modelo de Estudos Quantitativos.

Porém, a Eurosondagem está, igualmente, apta a realizar outros trabalhos, do âmbito do seu objecto social, inclusive segundo o modelo de Estudos Qualitativos, designadamente:

  • Estudos Sociológicos e Comportamentais,
  • Estudos de Viabilidade,
  • Estudos de Imagem, Externa e Interna,
  • Estudos de Notoriedade,
  • Estudos de Satisfação

A Eurosondagem recomenda a realização de Estudos Quantitativos sempre que é possível definir as variáveis que traduzem os fenómenos, opiniões e comportamentos em análise, e equacionar, aritmeticamente, as interacções que possam estabelecer-se entre as mesmas.

Na ausência daquelas condições, a Eurosondagem está, igualmente, apta a realizar Estudos Qualitativos, com a finalidade de investigar, analisar e descrever motivações, comportamentos, atitudes e opiniões.

Na forma quantitativa, os trabalhos mais frequentes podem agrupar-se em duas grandes áreas:

  • Estudos, Sondagens e Inquéritos de Opinião
    Procuram avaliar as opiniões, os comportamentos e os anseios do universo em estudo sobre os mais diversos temas, designadamente de natureza política, económica, social e desportiva. Realçam-se, nas áreas política e desportiva, estudos periódicos que permitem avaliar a opinião no momento, e estudar a sua evolução ao longo do tempo, permitindo fazer estimativas de evolução futura. Ainda na área política, referem-se os estudos com vista à previsão de resultados eleitorais ou referendários antes e no dia da ida às urnas.
  • Estudos de Mercado
    Têm as mais diversas finalidades, designadamente:
  • Viabilidade e resultados esperados face ao mercado potencial e à actuação da concorrência;
  • Levantamento de motivações a explorar em campanhas publicitárias e avaliação dos seus resultados;
  • Determinação das necessidades e preferências dos potenciais clientes.

Em ambas as áreas, merecem referência especial os Estudos para determinar o índice de satisfação/insatisfação de clientes/utentes, bem como para determinar as variáveis que para ele contribuem.

Têm aplicação não apenas na área empresarial - incluindo a comunicação social - como também na área institucional, com realce para as autarquias.

Na área empresarial pode avaliar-se não só o índice de satisfação/insatisfação relativamente à qualidade de bens e serviços e respectivos preços, como também o modo de atendimento, a qualidade e estado de instalações, bem como outros aspectos caracterizadores dos serviços prestados.

Técnicas como a de "Blind Test", cliente mistério, "Folder test", "Shoping" e Painel, entre outras, fazem parte da panóplia de métodos da Eurosondagem.

O índice de satisfação/insatisfação dos cidadãos relativamente à governação e à actuação do poder regional e local pode ser determinado com rigor, resultando, daí, grandes benefícios. Pode analisar-se desde o atendimento, aos serviços que são prestados e aos projectos em curso ou em planeamento. De salientar o valor destes estudos para a formulação de estratégias, a preparação de acções de esclarecimento e a concepção e conduta de campanhas eleitorais.

 

A EUROSONDAGEM FAZ ESTUDOS

PARA PRODUZIR O CONHECIMENTO

NECESSÁRIO À BOA GESTÃO

QUE CONDUZ À COMPETITIVIDADE

SEM A QUAL NÃO HÁ SUCESSO